Qual é o papel da acreditação?

Introdução da IAF

A acreditação é a avaliação independente dos órgãos de avaliação da conformidade em relação aos padrões reconhecidos para garantir sua imparcialidade e competência. Através da aplicação de normas nacionais e internacionais, governo, compradores e consumidores podem confiar nos resultados de calibração e teste, relatórios de inspeção e certificações fornecidos.

Os organismos de acreditação são estabelecidos em muitos países com o objetivo principal de garantir que os organismos de avaliação da conformidade estejam sujeitos à supervisão de um órgão competente.

Os organismos de acreditação, que foram avaliados pelos pares como competentes, assinam acordos que melhoram a aceitação de produtos e serviços através das fronteiras nacionais, criando assim uma estrutura para apoiar o comércio internacional através da remoção de barreiras técnicas.

Esses acordos são gerenciados pelo Fórum Internacional de Acreditação (IAF), nos campos de sistemas de gestão, produtos, serviços, pessoal e outros programas similares de avaliação de conformidade, e pela Cooperação Internacional de Acreditação de Laboratórios (ILAC), no campo de laboratório e inspeção. acreditação.

Atuando no interesse público em todos os setores do mercado, a acreditação determina a competência técnica, confiabilidade e integridade de organismos de avaliação da conformidade. Essas organizações verificam a conformidade e adequação a normas e regulamentos mediante ensaios, verificação, inspeção e calibração. A acreditação funciona por meio de um processo de avaliação transparente e imparcial dessas organizações contra normas e outros requisitos reconhecidos internacionalmente. A avaliação de conformidade acreditada é uma ferramenta que está ajudando as empresas não só a cumprirem
regulamentos e normas, com eficiência e eficácia, ao redor do globo, mas também a ganharem vantagem
competitiva e expandirem para novos mercados, incluindo no exterior.

O principal objetivo tanto da ILAC (na acreditação de laboratórios e organismos de inspeção) como do IAF (na acreditação de sistemas de gestão, produtos, serviços e pessoas) é estabelecer acordos multilaterais entre seus organismos de acreditação membros com base na avaliação e aceitação mútua dos sistemas de acreditação um do outro.
Desta forma, a aceitação de produtos e serviços através de fronteiras nacionais é facilitada pela eliminação da necessidade deles passarem por ensaios, inspeções ou certificações adicionais em cada país onde são vendidos.

 

Sobre o IAF
O Fórum Internacional de Acreditação (IAF) é uma associação mundial de Organismos de Acreditação,
Associações de Organismos de Certificação e outras organizações envolvidas em atividades de avaliação de conformidade em uma variedade de campos, incluindo sistemas de gestão, produtos, serviços e pessoas.
O IAF promove a aceitação mundial de certificados de conformidade emitidos pelos organismos de certificação acreditados por um Organismo de Acreditação membro e procura agregar valor a todas as partes interessadas, por meio de suas atividades e programas.

www.iaf.nu

ISO 27701 Chegou a certificação da LGPD

A ISO 27701 – Sistemas de Gestão de Informação Privada, foi publicada no dia 05 de agosto de 2019 e tem como objetivo estabelecer controles de segurança para proteção de dados, sendo uma adequação lógica para LGPD e GDPR.

A ISO 27701 é um padrão internacional para proteção de dados, a Norma chega ao mercado para ser uma ferramenta internacional de adequação as mais diversas regulações de proteções de dados em diversos países, como a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil e a GDPR – General Data Protection Regulation da Europa.

Cabe ressaltar que a empresa primeiramente precisa obter a certificação na ISO 27001 – Sistemas de gestão de segurança da informação e em seguida fazer uma extensão para ISO 27701 – Sistemas de gestão de segurança privada. Isso ocorre porque a ISO 27701 é uma norma de extensão e está diretamente relacionada a ISO 27001 como um complemento para requisitos relacionados a privacidade de dados e consequentemente adequação as regulações internacionais.

Para o cenário nacional a ISO 27701 chega em um excelente momento, atualmente as empresas estão se adequando a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, lei federal 13.709/2018 com sua vigência prevista para agosto 2020. Diante de possibilidade multas regulatórias, uma avalanche de questionários de due diligence e cláusulas contratuais rigorosas, empresas de todos os tamanhos e atividades serão impactadas pela LGPD. Portanto, a ISO 27701 terá um papel de extrema importância nesse cenário, basicamente por dois fatores:

1 – Protocolo de adequação da LGPD

Com a ISO 27701 a organização irá implementar o passo a passo de um protocolo internacionalmente reconhecido, o que irá facilitar a implementação dos controles de proteção de dados e adequação também das regulações internacionais;

Fonte: https://itforum365.com.br/colunas/lgpd-feita-as-pressas/

2 – Reconhecimento externo sobre a adequação a LGPD

Com a ISO 27701 a organização irá poderá demonstrar as partes interessadas, como clientes e reguladores, que implementou e mantém ativo os controles de segurança de dados pessoais, o que irá permitir automático reconhecimento por essas partes;

A estrutura da ISO 27701 determina o atendimento dos 114 controles no Anexo A da ISO 27001 que as empresas geralmente implementam como parte do alinhamento à estrutura, além dos controles específicos de segurança da informação privada, estendendo os requisitos da ISO 27001 para levar em consideração a proteção da privacidade de indivíduos cujas PII são detidas por uma empresa que busca certificação. Como a ISO 27701 é uma extensão da norma ISO 27001, as certificações ISO 27701 não serão emitidas de forma independente. Uma empresa que obtém uma certificação sob a ISO 27001 pode incluir a ISO 27701 dentro do escopo de sua certificação, se implementar as diretrizes sob a ISO 27701.

E agora? Como obter a certificação ISO 27701?

Como mencionado acima, a organização precisa implementar os requisitos da ISO 27001 e incluir a ISO 27701 em seu escopo para obter ambas as certificações.

A QMS pode ajudar nesse cenário tirando todas as dúvidas sobre processo de certificação. Como um organismo internacional de certificação realizamos as auditorias de ISO 27001 combinadas com a ISO 27701 e emitimos os certificados com validade de 3 anos condicionado as auditorias anuais periódicas. Entre em contato conosco para conhecer melhor o processo de certificação.

http://www.qmsbrasil.com.br/blog/iso-27701-chegou-a-certificacao-da-lgpd-2/

10 motivos para implantar um Sistema de Gestão da Qualidade

Implantar um sistema de gestão da qualidade é um método eficaz para controlar, padronizar e medir os resultados. É benéfico para a empresa por auxiliar na qualidade dos serviços e redução de custos. E com a melhoria contínua dos processos, os clientes tornam-se mais satisfeitos e a empresa garante uma imagem positiva no mercado.

Os sistemas voltados para a gestão da qualidade trabalham com diretrizes e princípios que são aplicados em cada um dos processos realizados pela empresa, evitando falhas, retrabalho e desgastes com a resolução de questões que podem ser automatizadas.

Por isso, se o seu objetivo é garantir melhores resultados para sua empresa, a implantação de um sistema de gestão da qualidade é a solução que você precisa. Duvida? Continue a leitura deste artigo e confira 10 motivos para implantar um sistema de gestão da qualidade.

  1. Melhorar a performance empresarial

O sistema de gestão da qualidade auxilia a empresa a alcançar os objetivos definidos no seu planejamento estratégico. Esse tipo de sistema assegura maior confiabilidade, segurança e estabilidade em relação às técnicas e processos utilizados pela empresa.

Como a meta é garantir que os serviços/produtos tenham a maior qualidade possível, a implantação de um sistema com essa função garante a padronização, integração e alinhamento dos processos de todos os setores da empresa. Organizando a parte operacional, sobra mais tempo para cuidar de ações mais estratégicas.

Atualmente, a produtividade é uma das maiores preocupações das empresas. Isso porque quanto mais produtiva for a companhia, maiores serão os lucros. Nesse sentido, o sistema de gestão da qualidade é essencial, pois com a organização correta dos processos e definição de responsabilidades, a empresa consegue aumentar a quantidade de artefatos produzidos sem perder a qualidade.

2. Aumentar a produtividade

Com o aumento da produtividade, a empresa ganha com a redução do tempo gasto nos processos e o aumento do lucro. Além disso, com os processos devidamente organizados, os índices de falhas e desperdício reduzem significativamente.

3. Evitar o retrabalho

Se tem algo que demanda muito tempo e desgasta a equipe é o retrabalho. Esse tempo gasto para corrigir processos poderia ser utilizado para solucionar problemas reais da empresa e até mesmo para focar na melhoria das atividades. É um custo extremamente alto, mas que pode ser evitado com o uso de um sistema de gestão da qualidade.

Com a automação da gestão da qualidade por meio do uso de um software de gestão, a empresa reduz a quantidade de processos manuais e, consequentemente, as falhas decorrentes deles. Além do mais, o trabalho não precisa ser refeito várias vezes para que se alcance a qualidade esperada.

4. Estabelecer boas práticas de produção

Toda empresa precisa seguir padrões de qualidade, entretanto, sem um sistema de gestão da qualidade eficaz essa tarefa se torna extremamente complicada. É impossível estabelecer e acompanhar boas práticas de produção de forma manual, pois o controle de resultados não funciona de forma eficaz.

Por meio do sistema de gestão é possível estabelecer técnicas mais modernas e adequadas de produção.

5. Garantir uma gestão estratégica da equipe

Quando um trabalho é realizado de forma manual, é necessário que os colaboradores dediquem maior tempo para a sua execução. O fato é que muitas dessas atividades podem ser automatizadas, o que reduziria o tempo gasto para executá-las. Desse modo, a sua equipe passa a dedicar tempo e esforço para executar tarefas que exigem maior envolvimento com o cliente.

Assim, você deixa a sua equipe mais satisfeita com as condições de trabalho. Não tenha dúvidas de que ao deixar com que seus colaboradores atuem de forma mais estratégica eles se tornarão mais motivados e envolvidos com os objetivos da empresa.

6. Reduzir os custos

A partir do momento em que você implanta uma gestão mais eficiente com a redução do tempo de produção, maior qualidade dos produtos e serviços e garante a satisfação de clientes e colaboradores, os custos da sua empresa são reduzidos de forma significativa.

Além do aumento da margem de lucro, a sua empresa assegura maior vantagem competitiva no mercado — o que, consequentemente, pode gerar ainda mais benefícios para a organização.

7. Tomar decisões mais acertadas

Definir a prioridade dos investimentos, necessidade de implantação de novos recursos, equipamentos e métodos de trabalho, novas contratações e outras decisões estratégicas exigem certeza e segurança por parte do empresário.

Ao utilizar um sistema de gestão da qualidade fica mais fácil tomar essas decisões. O sistema organiza e faz a gestão de informações. Além disso, ele emite relatórios eficientes capazes de subsidiar as decisões estratégicas. Você consegue ter uma visão ampla e sistêmica dos indicadores de performance e consegue monitorá-los de forma automática.

8. Desenvolver uma cultura da qualidade positiva

A cultura da qualidade é semelhante à cultura organizacional, pois precisa ser incorporada no dia a dia da empresa. Para que a cultura da qualidade funcione é preciso ter estratégias eficazes para a disseminação e controle das ações.

É interessante integrar as atividades por meio da utilização de sistemas de gestão, treinamentos de equipes e acompanhamento de resultados. A partir disso, a empresa consegue estabelecer uma cultura da qualidade efetiva, benéfica e positiva tanto para a organização, quanto para seus clientes internos e externos.

9. Garantir a legalidade da empresa

Provavelmente você já sabe que existe uma série de normas e leis que trata sobre a qualidade de produtos e serviços prestados pelas organizações. Todavia, acompanhar todas essas informações demanda tempo e conhecimento específico sobre a legislação brasileira.

Embora as leis variem de acordo com o segmento de cada empresa, um sistema de gestão de qualidade pode auxiliar no acompanhamento das atualizações de leis e normas técnicas, como a ISO 9001, evitando que a empresa sofra penalizações legais em caso de descumprimento.

10. Satisfação do cliente

O sistema de gestão da qualidade garante maior satisfação do cliente, já que por meio dele a empresa consegue garantir que as necessidades e desejos do cliente sejam atendidos.

A melhoria dos processos internos, como redução do tempo de produção e maior qualidade dos produtos, satisfaz o cliente e aumenta a sua credibilidade em relação à marca. Por isso, estes 10 motivos para implantar um sistema de gestão da qualidade devem ser observados.

https://onclick.com.br/artigos/10-motivos-para-implantar-um-sistema-de-gestao-da-qualidade/

Os ensaios em embalagens flexíveis

As embalagens flexíveis são feitas com um filme plástico impresso por um processo chamado flexografia, onde um clichê (borracha) recebe a tinta e transfere a arte da sua embalagem para o filme flexível. Podem ser fornecidas em bobinas para máquinas empacotadoras automáticas e em folhas ou sacos para o empacotamento e solda manual. Pode-se dizer que as embalagens do tipo filme flexível é um invólucro que se acomoda facilmente ao formato do produto que nela contém e atende aos requisitos de acondicionamento do conteúdo. Quando usadas para alimentos, necessitam cumprir a norma técnica em relação aos seus requisitos e os métodos de ensaio das embalagens flexíveis para alimentos.

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Da Redação –

As embalagens flexíveis combinam o plástico, filme, papel e papel de alumínio com  ideia de fornecer uma variável gama de propriedades de proteção enquanto empregam um mínimo de material. Normalmente, assumem a forma de uma bolsa, forro ou invólucro, sendo definida como qualquer embalagem ou parte de uma embalagem cuja forma possa ser facilmente alterada.

Veja: https://revistaadnormas.com.br/2019/10/08/os-ensaios-em-embalagens-flexiveis/

NBR ISO 14001 – Comentada facilita a implantação da gestão ambiental

A implementação da NBR ISO 14001 em sua nova versão é o melhor caminho para uma empresa garantir o atendimento à legislação ambiental, evitando multas e estabelecendo processos para prevenir a poluição, tornando-se ambientalmente correta. No âmbito das empresas, isso tem significado a implementação de programas voltados para o desenvolvimento de tecnologias, a revisão de processos produtivos, o estudo de ciclo de vida dos produtos e a busca por produtos mais sustentáveis, buscando cumprir imposições legais, aproveitar oportunidades de negócios e investir na imagem institucional. A versão comentada da NBR ISO 14001 facilita os gestores a entenderem as mudanças de forma mais fácil e funcional.

Onde está o risco abordado na ISO 9001: 2015?

Onde está o risco abordado na ISO 9001: 2015?
O conceito de pensamento baseado no risco é explicado na introdução da ISO 9001: 2015 como parte integrante da abordagem do processo.
A ISO 9001: 2015 usa o pensamento baseado no risco da seguinte maneira:
Introdução – o conceito de pensamento baseado em risco é explicado
Cláusula 4 – a organização é obrigada a determinar os seus processos de SGQ e a abordar os seus riscos e oportunidades
Cláusula 5 – a alta administração é obrigada a
• Promover a conscientização do pensamento baseado no risco
• Determinar e abordar os riscos e oportunidades que podem afetar a conformidade do produto / serviço
Cláusula 6 – a organização é requerida identificar riscos e oportunidades relacionou-se com o desempenho do SGQ e tomar as ações apropriadas para endereçá-los
Cláusula 7 – a organização é obrigada a determinar e fornecer os recursos necessários (risco é implícito sempre que “adequado” ou “apropriado” é mencionado)
Cláusula 8 – a organização é obrigada a gerenciar seus processos operacionais (o risco é implícito sempre que “adequado” ou “apropriado” é mencionado)
Cláusula 9 – a organização é obrigada a monitorar, medir, analisar e avaliar a eficácia das ações tomadas para enfrentar os riscos e oportunidades
Cláusula 10 – a organização é obrigada a corrigir, prevenir ou reduzir os efeitos indesejados e melhorar o SGQ e atualizar riscos e oportunidades.

A auditoria é simples.

Use a abordagem “Plan-Do-Check-Act” para avaliar o processo da organização
eficácia.
Eu. O processo foi planejado?
Ii. Está sendo realizado de acordo com o plano?
Iii. Os resultados previstos estão a ser alcançados?
Iv. São identificadas e implementadas oportunidades de melhoria?
– Corrigindo as não-conformidades
– Identificando as causas profundas dos problemas e implementando
ação corretiva
– Ao identificar as tendências e a necessidade de ações preventivas
– Por inovação

Aprecie a auditoria.

Para que serve ISO 9001?

Para que serve ISO 9001? A ISO 9001 é uma norma de garantia da qualidade de projetos/processos de uma empresa.

Numa economia onde a concorrência e a competitividade estão cada vez mais acirradas, onde as exigências estão crescentes, depende-se muito da capacidade das organizações de incorporar novas tecnologias de produtos, serviços e processos. Esta normatização, por sua vez, é utilizada como um meio de redução de custos de produção e de produto final, mantendo ou melhorando sua qualidade.

A sigla ISO corresponde a International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização em português. É uma organização não governamental fundada em 1947 na Genebra, a qual tem como função instaurar a normatização de produtos e serviços, fazendo uso de determinadas normas, objetivando, sempre, melhora na qualidade destes.

A ISO 9001 deve ser implantada quando a empresa quer demonstrar sua capacidade no que tange ao fornecimento de produtos ou serviços coerentes à exigências de seus clientes. Serve, também, para aumentar o nível de satisfação/fidelização dos clientes por meio destes requisitos, transpostos pela SGQ ISO9001, que inclui melhorias contínuas internas e uma conformidade garantida. A norma brasileira especifica que todos estes requisitos são genéricos e aplicáveis a todas as organizações, sem que se considere seu segmento, tamanho ou produto/serviço fornecido. O que se entende por cliente, de acordo com o conceito definido pela ISO, não contempla somente os clientes diretos, mas uma perspectiva mais abrangente, como outras partes interessadas (colaboradores, fornecedores, acionistas, o Estado e a Sociedade, a comunidade, entre outros), que também devem estar satisfeitos com a atuação da organização.